Como se preparar para a prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM?

Sumário

Saiba quais são os conteúdos que costumam aparecer com mais frequência

Como se preparar para a prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ? O segundo dia da prova digital de 2020 acontece no próximo domingo, dia 07 de fevereiro. As questões da última etapa da avaliação são voltadas à Matemática e às Ciências da Natureza, matérias consideradas “vilãs” por muitos estudantes.

Embora um tanto complexas, as perguntas do eixo Matemática e suas Tecnologias do exame costumam apresentar problemas do cotidiano, possíveis de acontecer, o que traz maior segurança e familiaridade aos candidatos.

Caso você ainda esteja com receio em relação a essa parte da prova, não se preocupe! Tenha calma, estude bastante e confira abaixo algumas dicas que separamos especialmente para você.

Provas anteriores

A melhor forma de se preparar para as questões de exatas do Enem é estudar as provas das edições anteriores do exame. Dica: resolva sem pressa os problemas, pesquisando em cadernos, livros didáticos e até mesmo na internet sobre o que se pede no enunciado. Assistir a videoaulas com resolução comentada é de grande ajuda.

Hora de revisar

Aprender conteúdos novos é sempre bom, todavia, na reta final, o aconselhável é focar nos assuntos que têm mais probabilidade de cair. Revise o que você aprendeu durante o ano e se prepare estudando as edições passadas; lembre-se que tanto as provas quanto os gabaritos anteriores estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP).

Conteúdos mais cobrados

Com base nas edições anteriores, os conteúdos que mais costumam aparecer na prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM são geometria plana e espacialestatística e probabilidadefunçõesregra de trêsporcentagemgeometria analíticaanálise combinatória e relações de variação entre grandezas.

Na hora H

Um ponto crucial para tirar notas altas no ENEM, independentemente da área de conhecimento (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou Matemática e suas Tecnologias) é saber interpretar as questões. Para isso, é preciso ler com calma e atenção o enunciado, repetindo a leitura e grifando as partes mais importantes. É aconselhável, principalmente nos problemas matemáticos, começar pelas questões com as quais se tem mais afinidade, ganhando mais confiança para o resto da prova.

Gostou das dicas? Fique tranquilo e acredite em você, lembre-se que toda a sua dedicação aos estudos valerá a pena depois! As matrículas para o Pré-Vestibular Elite estão abertas. Saiba mais e não perca tempo de obter a melhor preparação.